terça-feira, 23 de março de 2010

Amanhecer

Tem sido assim...
Primeiro eles começam piando aos poucos, como que bocejando.
Depois já em maior quantidade, e em sons mais estridentes, e diversos; eles não deixam dúvida: o dia amanheceu.
Tem sido assim, eu disse, o meu amanhecer.
Moro no campo?  Não, moro na periferia da cidade.
Há, em frente de minha casa uma praça. Pequena é bem verdade, porém arborizada.
Arborizada o suficiente para abrigar estes -  bem vindos - pássaros.
Veem para dormir, geralmente  em silêncio. A exceção são os bem-ti-vis.
Quase toda a tarde - aparentemente - se perdem dos seus pares.
Ficam a chamá-los, nem sempre com sucesso.
Como sei disso - quero dizer - como sei que é sem sucesso, o seu chamado.
É que na manhã seguinte eles acordam repetindo o mesmo canto da noite anterior.
E quando o parceiro, ou a parceira chega; é uma festa só.
Eles se juntam num canto totalmente estridente e alegre que dá pra sentir.
E aí, agradecendo a Deus o novo dia, recomeçamos  tudo outra vez.
Eles e eu...

7 comentários:

  1. Assim como os pássaros, precisamos aprender a superar os desafios que nos são apresentados, para alçar vôos mais altos. Eles são mais sábios que os homens eles cantam agradecendo a Deus por mais um dia.

    ResponderExcluir
  2. A comunicação entre os pássaros é bastante interessante e envolta ainda em algum mistério. O seu sentido de orientação ultrapassa o dos humanos e nas aves migratórias é de tal maneira peculiar que chega a ultrapassar os meios de navegação mais sofisticados. Os seus gorjeios ou trinados, definem o seu estado de espírito, o amor, o sentimento, a tristeza e atingem o auge da melodia na época do acasalamento, para dar continuidade à vida. Na realidade, dão-nos lições, porque para serem felizes, bastam-lhe alguns grãositos e a àgua que lhes são dados pela mãe natureza. E o Brasil, neste particular, é um país abençoado porque tem condições excepcionais para o desenvolvimento de milhares de espécies. De algum modo, as aves, são a antítese das preocupações excessivas e da ganância do homem, que se esquece da sabedoria da vida: olhai para as avesinhas do campo; não semeiam, nem cultivam, todavia Alguém providencia ao seu sustento!...
    Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Corrigenda:
    Deve ler-se, avezinhas e grãozinhos.
    As minhas desculpas.

    ResponderExcluir
  4. Alegra-me a sua visita e seus comentários.
    Com a sensibilidade que lhe é peculiar valoriza mais ainda o escrito, quando enfatiza que: "as aves são a antitese das preocupações excessivas e da ganância do homem..."
    Um grande abraço e uma uma feliz Páscoa.

    ResponderExcluir
  5. Tenho certeza de ter estado lá, onde voce disse, em várias manhãs de noites insones ou até bem dormidas.
    Conheci e batizei o 'Circular', um passarinho que cantava sempre à mesma hora - ainda semi-noturna - e no mesmo lugar: Em frente à minha janela, antes do sol.
    Dia seguinte à minha mudança de endereço, senti logo sua falta. Passados alguns anos, já não acho que me furtei à sua presença: Ele é que ainda me possui, em espírito.

    Obrigado pelos comentários elogiosos (e imerecidos) aos meus 'contos'.
    Escrever também pode nos transformar no 'Circular' dos nossos leitores.

    Abraço.

    Eudyr

    ResponderExcluir
  6. Olá Nádia,
    Agradeço o seu poético comentário, você tem razão quanto a necessidade de aprendermos com eles a alçar vôos mais altos.
    Peço desculpas pela demora em agradecer e registrar a sua visita.
    Nada não, antes tarde do que nunca...
    severino coutinho

    ResponderExcluir
  7. Olá Eudyr,
    Bom te ver por aqui.
    Tens razão, o circular está - todas as manhãs - em diversos lugares.
    No entanto, somente poucos - infelizmente - os percebem.
    Continue a contar boas histórias.
    Até a próxima...
    severino coutinho

    ResponderExcluir