terça-feira, 10 de agosto de 2010

Público e particular...

Em velho ser, não quer dizer: envelhecer.
Envelhecer, não é - necessariamente - ser velho.
Pura retórica, troca de palavras, mistura de palavras.
Em velho sendo, pode não ser: envelhecendo

Era o mês de março quando fiz estes trocadilhos com as palavras "envelhecer" e "envelhecendo", ao fazê-los tinha por propósito desenvolver alguma coisa que justificasse o trocadilho. Não sabia bem o que era.
E, assim sendo, a idéia se esvaiu e por lá ficou.

Agora, me vem um jovem, desses que sequer chegou a casa dos "enta" e me fala que as lembranças estão ficando borradas..., fugindo... (envelhecendo, sem velho ser)
Pensei, deve ser defesa. Sim, defesa.
Uma forma de se defender de lembranças desagradáveis.
Momentos desagradavelmente vividos, e que melhor seriam se não fossem lembrados.
Pura provocação, me confessa ele depois.

A vida nos leva, ou, é por nós levada por estradas que - por vezes - traçamos ou, na maioria das vezes, nos vemos nela estando e temos que enfrentá-la, sem que tenhamos feito realmente a escolha.

É assim que tenho estado a viver.
Verdade é que - no começo da caminhada - cheguei a traçar alguns roteiros; breves, curtos, mas... traçados, pensados.
Me convenço cada vez mais que não sou dado a projetos. Do que projetei, pouco consegui concretizar.
No entanto esse pouco, representa muito.
É com grande alegria e satisfação que, de onde estou, olho em todas as direções e somente alcanço, com o olhar e a mente, fatos que me orgulham alguns, me são indiferentes, outros tantos e não me causam vergonha, nenhum.
Difíceis alguns, contornáveis outros, verdadeiros e honestos, todos.
Dificuldades... existiram, existem e existirão.
Todas foram e serão enfrentadas sempre que se apresentarem.
Na caminhada, você - sem querer - tropeça, machuca, fere, quem você não desejava ferir.
O curso da vida é constante e por vezes (quase sempre) não te dá outra opção, senão seguir em frente, ir indo, ir vivendo, ir fazendo a estrada com o teu caminhar (isto é plágio, alguém já disse antes), pura verdade.
Bom, é, como já mencionei: poder olhar, e sentir que há possibilidades para se alcançar a felicidade.
Honestidade - este é um dos melhores caminhos para a se ser feliz.
É um  caminho - por vezes - difícil, nem sempre leva à riqueza, à ostentação, mas é um bom caminho para alcançá-la.

Do muito que quis dizer, consegui dizer um pouco...

Sejamos felizes mesmo em velho sendo, porém... sem envelhecer....

9 comentários:

  1. Olá,
    Senti sua falta no meu blog, gostei da suas palavras.
    Parabéns pelos seus escritos.
    Envelhecer com ´com saúde, é tudo de bom.
    Quantos jovens velhos, e quantos velhos jovens existem neste mundo.
    Quantas pessoas jovens sofrendo, e quantas pessoas idosas aproveitando a vida.
    Mas será apenas questão de cabeça?
    Eu creio que dores, sofrimentos, que afligem as pessoas de qualquer idade, até crianças, não devam ser agradaveis, para que tenham uma vida feliz.
    Cada um com o seu destino. Essa é a questão.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pela visita e pelo comentário.
    Gostei de saber que minha falta foi sentida e que lhe fez bem os meus escritos.
    Eu diria: cada um "tentando fazer" o seu destino. essa é a LUTA.

    ResponderExcluir
  3. Pq vc tem preconceito co os jovem? Se as lembrança estão borrada algum motivo a pessoa q disse isso tem. eu sou jovem e tenho coisas q quero guardar bem lonje dos olhos dos otros. naum axo legal esse jeito di fala de nois jovens. conheco um monte di jente q mim incrimina e axa q tou falando bosta so pq sou muito novo ainda, mas naum axo q vou muda quando tiver trinta ou quarenta anos.

    ResponderExcluir
  4. Meu caro "anônimo", não há nenhum preconceito contra os jovens no meu escrito. Pelo contrário, ele pretende ser um recado - bastante carinhoso - para quem ele foi dirigido, no particular.
    Agradeço a sua visita e o seu sincero comentário

    ResponderExcluir
  5. Tuas palavras me remetem à um lugar onde nunca estive...hoje. Já estou nos "enta", mas minha mente me conta os anos ainda nos dedos; a quem quero enganar? Quero enganar? Não! Pelo menos em princípio.
    Quem escreve procura fisgar o leitor, ou como disse Clarice Lispector: "Escrever é a arte de usar a palavra como isca.."
    Isso não é enganar, é alimentar os que são espertos demais para se deixar levar pelos anzóis da leitura auto-explicativa.
    Ainda Clarice: "...a palavra pescando o que não é palavra. Uma vez conquistada as entrelinhas, alguma coisa se escreveu."

    Abraço.

    ResponderExcluir
  6. Olá amigo Eudyir, obrigado pela visita.
    Tenho estado ausente, no que se refere a escrever.Preguiça não é.Desmotivação, desmotivado é a palavra que justifica esta ausência.Vou vencê-la.
    O hoje não nos abandona nunca.Difícil, às vezes, é vê-lo, é senti-lo...
    Abraços...

    ResponderExcluir
  7. Olá sevejocosilva
    Adoro seus comentários, me dão motivação.
    E Estou aqui para te desejar um ano novo bem interessante, com bastante saúde, paz e amor.
    Espero que voce já tenha passado a fase da desmotivação, as vezes também fico assim.
    Fique com Deus, ele é a minha maior motivação, espero que Ele te motive também. Quem desmotiva a gente, são as nossas preocupações, algumas pessoas, mas se nos colocarmos com Deus, tudo fica menor. bjs.

    ResponderExcluir
  8. Vim te desejar um Feliz Ano Novo, e que você continue me motivando com suas palavras de sábedoria.

    ResponderExcluir
  9. Em Busca do Auto Conhecimento,
    É deveras agradável encontrá-la aqui.
    Mais agradável ainda é receber este apoio e este incentivo sobre os meus escritos.
    Continuarei a visitá-la, pois é para mim uma fonte de energia e de persistência lê-los..
    Feliz Ano Novo...

    ResponderExcluir