sábado, 17 de abril de 2010

E assim se passaram seis meses....

Aí eu disse:

Criado o blog está.
O que fazer com a criação...? ainda não sei bem.
Vamos começar e ver no que pode dar.
Meu propósito: encontrar pessoas e quem sabe, trocar idéías.

Até agora o propósito está sendo alcançado.
Tenho encontrado pessoas e tenho trocado idéias. Tenho aprendido muito. Lendo, escrevendo e vendo o que se faz por aí afora.
Tenho me esforçado para domar, para compreender e para atuar bem com esta tecnologia.
A minha primeira, e para mim surpreendente descoberta quando aqui cheguei, foi: "prox.blog".
Que coisa maravilhosa e surpreendente. Era só clicar e lá estava eu, em outro pais, em outro continente. Sendo possível me comunicar com: sei lá quem. Sei lá aonde. E, se esse sei lá quem, sei lá onde quisesse e, se lhe interessasse, poderia retribuir.
Se não imediatamente, dali a pouco, um pouco depois, ou mesmo nunca...
Ainda não fiz uso, mas é até possivel -  se, se quiser -  fazer a tradução imediata do texto.
Uma coisa que me chamou e ainda chama a tenção é que, a maioria dos blogs que visitei ao acaso, em Portugal; eles tem uma predileção pelo texto em inglês. Não a postagem em sí, mas, as apresentações. Ao invés de "meu perfil"  você encontra, geralmente, "about me" e outras que tais.
Foi assim que de repente, lá estava eu em Figueira da foz (Portugal) no blog Limonete.
Visitei. Não lembro mais sobre o que tratei na visita.
Fui tomando conhecimento de um mundo novo, bonito, diferente e desafiador. Principalmente desafiador.
Lá também ví "chá de limonete". Imaginei se tratar da informação de como se preparava, e para que servia, o referido chá. Qual nada, era outro blog. Tão bom e diverso como o anterior.
Já que ali estava, outra coisa não havia a fazer senão, conhecê-lo.
Foi o que fiz. Eis que: quem lá estava sendo assunto, e nada amistoso, e nada lisonjeiro: Maitê Proença.
Sim, a atriz.
E, a inamistosidade, se dava por conta de uma entrevista dela no programa "Saia justa", aqui, no Brasil.
Neste programa se exibiu um "vídeo caseiro" de real mau gosto. Entre outras coisas, ela - a atriz - cuspia; literalmente cuspia, em uma fonte (na cidade que a mesma estava visitando) lá existente.
Fiquei surpreso. Lí o texto, ví o vídeo, deixei um comentário.
Acredito ter sido a minha primeira intervenção.
Dou o endereço, para, se lhes interessar, visitá-lo www.chadelimonete.blogspot.com/2009/10/o-video-de-maite-proenca.html  foi uma boa e amistosa conversa com o Sr. José Oliveira. É êsse o nome do simpático senhor.
"Investiguemos o MST, porque não?" essa foi a minha primeira produção por essas bandas.
Escevi, postei e fiquei ancioso pela repercussão.
Não esperava uma repercussããããão, esperava um comentário qualquer, qualquer coisa.
Não aconteceu nada. Ou ninguém leu, ou - se leu - não viu o que comentar.
Me conformei e continuei com minhas visitas. Ou seja, o milagroso "prox.blog".
Numa dessas, me deparei com um blog que fazia comentários - digamos - desairosos ao governo, ao PT e, particularmente, ao Presidente Lula.
Não nego, leio porque faz parte do aprendizado, do crescimento e principalmente da democracia. Mas, quem como eu vivi e vi a inflação, a mendicância em quase todas as portas e esquinas e hoje vê, não um paraíso à frente. Mas, já não vejo inflação desenfreada, mendicância em todas as portas e esquinas por onde passa, não pode aceitar certas - vamos dizer - atitudes difamatórias, rançosas e pouco verdadeiras contra o governo.
Desculpem o desvio.
Voltando ao Blog encontrado era http://www.mariotblog.blogspot.com/2009/11/vira-bosta.html e a postagem era o Vira Bosta (Molothus Bonarienis) - é um pássaro.
O que tem a ver a postagem do Sr. Mario Toledo com a minha.
Explico: é que, quando fiz a visita, deixei um comentário dizendo o que sempre tenho dito: o Brasil está bem melhor. E classifiquei de rançosa, a postagem do Sr. Mario Toledo.
Deixei o comentário, e fui-me embora, não anotei (como sempre faço) o endereço visitado.
Foi um santo remédio.
Dias depois, lá estava um comentário, o primeiro, na postagem do MST.
Não fiz a associação de pronto, mas o texto falava de ranço, uma  palavra pouco usual, convenhamos.
A essa altura eu já sabia que, clicando sobre o nome do comentarista, seria conduzido até ele.
Foi o que fiz. Não deu outra, lá estava o Sr. Mário Toledo. Me fiz presente, complementei o que havia dito, e, vez por outra vou visitá-lo.
Não pretendo narrar aqui e agora tudo quanto visitei e tenho visitado nestes seis meses.
Apenas, pontuar os mais emblemáticos.
 Por exemplo, conheci um Angolano que vive na Inglaterra.
África, para mim: mistério, beleza, miséria, história, uma incógnita.
Outra vez o milagre do "prox.blog" e lá estou na ONDJIRA(caminhos) DO NORTE.
África pura, beleza pura.
Namibiano Ferreira - É esse o nome do poeta que conheci e com quem, vez por outra faço contato.
Quer seja através do blog ou até mesmo por e-mail.
Neste endereço tomei conhecimento de coisas de África: paisagens, poesia, música e da existência de um profeta. Sim, um profeta: Simão Toco. É este o nome do profeta "Simão Toco".
Na postagem que li sobre ele, se fala que até o Papa João Paulo II o reconhecia como "o profeta da África".
Se querem saber mais sobre a África, sobre Angola, e sobre o profeta Simão Toco; façam a viagem até o endereço que lhes dou: www.poesiangolana.blogspot.com/2009/12/sobre-o-natal.html.
Tantos outros foram os locais visitados.
Tantas outras foram as pessoas que conheci.
E espero que tantas outras e outras tantas virei a conheceer.
Aos que por aqui passaram nestes seis meses, quero agradecer: o carinho e a boa vontade que para comigo, tiveram.
Continuarei escrevendo: sobre o que vejo, sobre o que sinto e principalmente, continuarei a fazer visitas e espero continuar a sendo visitado.        
Disponham do espaço...

6 comentários:

  1. Cá estou eu pela primeira vez a dispor do seu espaço.
    Era por ignorância, talvez por falta de lembrança e ainda com mais certeza por falta de tempo, não ter ido pesquisar da existência de um blogue com o nome de Severino Coutinho. Então não é que foi com grande admiração que quando cliquei sobre um dos últimos comentários que me fez sobre os meus trabalhos de Abril, tive o prazer de encontrar um espaço muito agradável e que já tive o prazer de ler.
    “E assim se passaram seis meses...”
    E espero que passem muitos mais meses e continue a escrever as suas histórias.
    Foi muito agradável para mim de neste artigo ter mencionado o contacto que tem tido comigo e dar a conhecer o meu sítio. Vou também no meu blogue dar a conhecer o seu endereço. Agradeço a simpatia ao dirigir-se à minha pessoa.
    A “repercussão” das suas visitas, pelo menos ao meu blogue, como vê estão a dar resultado.
    Vou continuar a passar por aqui.
    Mais uma vez agradeço os comentários elogiosos.
    Um grande abraço
    José Manuel Oliveira
    23 de Abril de 2010

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Sr. José Manuel Oliveira
    Coisas da informática, eu disse.
    Disse e acertei. Postado que foi em 23, somente hoje 25, é que chegou.
    A chamada "blog'sfera" é que nos dá essa possibilidade de estarmos aqui e ali, conhecendo pessoas e costumes.
    Foi assim que cheguei a Tavarede que fica em Figueira da Foz em Portugal e lá o conheci, e, de certa de forma, trouxe-o até aqui.
    Obrigado pela visita, pelo incentivador comentário e apareça sempre que puder.
    Um forte abraço
    Severino Coutinho

    ResponderExcluir
  3. Olá Severino,
    Passei novamente para verificar se meu comentário anterior havia sido publicado. Imagino que não o tenha recebido...Uma lástima que eu ainda encontre problemas para comentar em seu blog....
    De qualquer modo, parabéns pelos 6 meses, e continue o belo trabalho.

    Abçs
    Helen - Do Brasil Gauche

    Ps. Vou tentar postar como anônimo.

    ResponderExcluir
  4. Olá Helen,
    É verdade, como anônimo minha resposta não chega até você, somente vindo aqui você a verá.
    Deve haver alguma incompatibilidade entre o blogspot e o wordpress.
    Obrigado pelo incentivo. Vou continuar fazendo visitas e sempre que possível, trocando idéias...

    ResponderExcluir
  5. Oi Severino

    Vc diz no início de seu texto "o que fazer com a criação", ora é simples: continue a fazer o que vc está fazendo, criando... está ótimo não precisa mudar nada.
    Obrigado por seu comentário sobre Drummond no meu Blog "Momentos de Reflexão". Um abraço.

    ResponderExcluir
  6. Pois é Bernardo, essa foi a primeira pergunta que me fiz, não ao iniciar o texto, e sim, ao criar o blog.
    Aceito como um estímulo, a sua orientação de continuar fazer o que tenho feito, da forma como venho fazendo.
    Um grande abraço,
    severino coutinho

    ResponderExcluir